segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

PT e PCdoB traçam estratégia

Meta é tirar deputada da disputa olindense e evitar filiação de João Paulo

GILBERTO PRAZERES

TERESA Leitão é pré-candidata em Olinda. Ex-prefeito tem convite do PCdoB
O possível ingresso da deputada estadual Teresa Leitão (PT) no secretariado da Prefeitura do Recife (para comandar a pasta de Educação) faria parte de uma articulação do prefeito João da Costa (PT) para garantir a continuidade da aliança entre o seu partido e o PCdoB, nas próximas eleições municipais. Conforme uma fonte petista, a parlamentar - caso aceite a missão - teria que abrir mão de disputar a Prefeitura de Olinda, desejo que ela revelou no ano passado, evitando, assim, um provável embate com o prefeito Renildo Calheiros (PCdoB). Desta forma, os comunistas engavetariam a ideia de filiar o ex-prefeito e deputado eleito João Paulo (PT), que foi convidado pelo comando nacional do PCdoB para integrar a sigla com vistas à sucessão na Capital pernambucana.

“Com a Teresa na Secretaria de Educação, o PT e PCdoB estarão juntos no Recife e em Olinda. Na verdade, permanecem juntos. É uma aliança antiga e que possibilitou a eleição de João Paulo, em 2000, quando ele chegou à Prefeitura”, afirmou a fonte petista. Já na eleição de 2008, o nome de Teresa Leitão foi cogitado pelo partido para a disputa olindense, porém PT e PCdoB chegaram a um acordo e os petistas indicaram o vice, Horácio Reis, na chapa de Renildo. Hoje, a legenda comanda, na PCR, a Secretaria de Ciência e Tecnologia, com José Bertotti, e a autarquia Sanear, com Clodoaldo Torres.

Apesar de a informação circular cada vez com mais força nos bastidores da Prefeitura do Recife, Teresa Leitão segue negando que tenha recebido convite para ser auxiliar do prefeito João da Costa. “Como já disse antes, não houve esse convite”, garantiu a petista. Contudo, a presença da parlamentar na gestão recifense é dada como certa por pessoas ligadas ao comando estadual do PT. E essas mesmas pessoas não descartam a possibilidade de a deputada ingressar na Secretaria de Educação recifense e, em 2012, disputar a Prefeitura de Olinda.

“O prefeito João da Costa prefere que nenhum dos seus novos secretários deixem os cargos para disputar eleição. Mas, se a Teresa entrar na PCR e fizer um bom trabalho, ela estará credenciada para brigar pela Prefeitura de Olinda. Mostrará sua forma de gerir”, ressaltou, em reserva, um parlamentar petista.

VERDES

A secretaria de Meio Ambiente recifense pode ser comandada pelo PV. Um interlocutor do prefeito João da Costa teria entrado em contato com a direção do partido para marcar uma reunião, na semana que se inicia, com o fim de discutir a participação da legenda na gestão municipal. Todavia, os petistas já teriam restrições a dois nomes verdes: o secretário estadual do partido, Roberto Leandro, e a suplente de vereador Renê Patriota. O veto aos dois nomes se daria pelo projeto do PV de lancá-los candidatos a vereador do Recife.

fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: