sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Costa do Estado será monitorada

Análise começou pelo Litoral Norte de Pernambuco, mais precisamente em Itamaracá

ANDERSON BANDEIRA

ESPECIALISTAS terão diagnóstico geral sobre o processo de erosão e progradação
Cuidar do litoral Norte de Pernambuco, antes que ele tenha um efeito devastador e catastrófico com as comunidades litorâneas de Itamaracá, será a meta da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) durante todo o ano de 2011. Ocupando no ano de 2010, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o primeiro lugar no ranking dos estados com maior densidade demográfica litorânea, com 906 habitantes por quilômetro quadrado, o que equivale a 56% da população urbana, a costa do Estado começou a receber, desde ontem, uma atenção maior. Equipes de técnicos do CPRH passaram toda a manhã analisando o mar da Ilha.

O monitoramento, que está dentro do Projeto Monitoramento Ambiental Participativo (Mapa), teve como ponto de partida a Ilha, mas será feito em todas as praias da região, num prazo de um ano. Através dele, os especialistas terão um diagnóstico geral sobre o processo de erosão ou progradação (efeito inverso ao da erosão). Haverá um estudo sobre a linha de preamar máxima (limite aonde chega à água durante a maré alta) para, com isso, traçar um controle e planejamento ambiental sobre as edificações que são ou serão construídas ao longo da costa.

“O objetivo deste trabalho é mostrar o retrato de como está a orla marítima dos municípios costeiros de Pernambuco. Um dos indicadores que iremos monitorar é a linha de preamar. Por ele, saberemos se as águas das praias estão avançando ou não. Estamos monitorando, também, o indicativo de ocupação humana (edificações). Para estes trabalhos contaremos, ainda, com recursos de imagens aéreas”, explicou o analista ambiental e coordenador do projeto, Felipe Maciel.

Para a população, o trabalho de monitoramento, apesar de ser bem intencionado, vem dividindo opiniões em relação ao resultado final. “É um trabalho bastante válido, mas, particularmente, eu não acredito muito nessa história de mar avançar. Para mim é a população que está avançando e desrespeitando o meio ambiente”, comentou o comerciante Emerson Frederico, 39, que foi à praia, na manhã de ontem, acompanhado do filho Kauan Medeiros, 4, e visualizou, de longe, os trabalhos dos ambientalistas. “Acho bastante importante se fazer o monitoramento, pois com o avanço do mar as pessoas não vêm à praia. O avanço causa riscos”, explicou Paula Rabelo, 18, estudante que tem familiares residindo no local.

Após a conclusão dos trabalhos na região, o monitoramento seguirá para as demais regiões litorâneas do Estado. “Este projeto piloto, que será encubado na Ilha de Itamaracá, servirá de padrão para outros pontos do litoral de Pernambuco. Nós pretendemos levar este modelo para outras áreas”, afirmou o presidente do CPRH, Hélio Gurgel. Ainda de acordo com Hélio, o resultado do projeto será importante para definir metas de ocupação e para evitar problemas ambientais. “O projeto visa basicamente fornecer, através da pesquisa e monitoramento, elementos que possibilitem o planejamento da gestão ambiental. A partir desses dados os gestores ambientais terão capacidades de estabelecer normas de ocupação e uso do solo. Hoje, os profissionais voltam a se reunir na região onde continuarão os trabalhos. Além da praia de Itamaracá, outras oito praias (São Paulo, Forno da Cal, Bairro Novo, Fortim, Pilar, Jaguaribe, Sossego e Enseada dos Corais) terão os perfis morfológicos monitorados até o final do ano.

fonte: Folha de Pernambuco

André Campos na pasta de Turismo

Deputado assume vaga de Samuel Oliveira. Marcelo Barros também sai da PCR

GILBERTO PRAZERES

PETISTA recebeu o convite e ontem mesmo aceitou
A aguardada montagem da nova equipe de Governo do prefeito João da Costa (PT) teve início efetivo, ontem. Após reunião com os secretários Marcelo Barros (Finanças) e Samuel Oliveira (Turismo), o gestor acertou o desligamento de ambos. Amanhã, por meio de nota, a Prefeitura anunciará os nomes dos substitutos interinos. Entretanto, o deputado estadual André Campos (PT) já recebeu e aceitou convite para comandar o Turismo recifense. “Eu estive com o prefeito às 17h. Ele fez o convite, a gente conversou e eu fiquei de dar a resposta na segunda-feira. Mas, agora (21h02), estou saindo do Palácio do Campo das Princesas e o governador Eduardo Campos (PSB) ficou de me apoiar. Está definido! Vamos aceitar a missão”, admitiu o parlamentar.

Curiosamente, André Campos substitui Samuel, que ingressou na vida pública na direção da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), justamente quando seu irmão, Carlos Wilson, era governador do Estado. O deputado vinha sendo especulado para assumir a Secretaria de Serviços Públicos, que era da cota do PTB. “Foi uma boa conversa com o prefeito. Eu disse a ele que estava muito ligado às coisas da Assembleia, mas espero trabalhar para ajudar”, pontuou o petista.


Oliveira alegou motivos pessoais e políticos para sair
Contudo, João da Costa só pretende apresentar André Campos no seu secretariado juntamente com as demais modificações que serão realizadas com a reforma administrativa. Apesar de ter anunciado o Carnaval como prazo para a conclusão da montagem de sua equipe, o prefeito deverá anunciar seus novos auxiliares na próxima terça-feira. No fim de semana, ele concluirá todas as conversas com os partidos aliados visando à formatação do Governo. As ditas legendas são PT, PR, PCdoB e PSB.

Para o ocupar o lugar em definitivo de Marcelo Barros, ventilou-se o nome de Eduardo Vital, que está como interino na Secretaria de Serviços Públicos. Todavia, fontes de alta patente, asseguram que ele permanecerá onde está, interinamente, e se fizer uma boa gestão poderá ser efetivado. “Não há essa história. Ele fica lá em Serviços Públicos e, se for bem, o prefeito deixa ele lá”, assegurou a mesma fonte. Outro petista garantiu que o prefeito João da Costa já convocou uma pessoa para comandar as Finanças da PCR, porém, durante o contato, essa pessoa pediu um tempo para pensar.


Ex-secretário de Finanças é ligado a João Paulo
CONFIRMAÇÃO

Apesar das sucessivas negativas da possibilidade - que corria nos bastidores da PCR desde o ano passado - da saída dos ex-secretários Samuel Oliveira e Marcelo Barros da gestão, ontem ela se consolidou. O primeiro, inclusive, entregou o cargo alegando motivos políticos e pessoais.

O prefeito teria aceitado sem resistência. Tanto Marcelo quanto Samuel são remanescentes do Governo do ex-prefeito João Paulo (PT) - desafeto declarado de João da Costa.

fonte: Folha de Pernambuco
Busca

alterações nos cargos estaduais

O Governo do Estado divulgou, ontem, mais um organograma das secretarias e demais órgãos das administrações direta e indireta. Houve uma alteração no número de cargos destinados a algumas pastas, em relação àqueles que foram publicados no Diário Oficial da última quarta-feira. “Houve um problema na distribuição de alguns cargos, que deveriam ser destinados para uma secretaria, mas acabaram sendo colocados em outra. O organograma correto é este que saiu hoje (ontem)”, explicou o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar. A pasta dele contará com 108 cargos, 15 a mais do que os 93 divulgados anteriormente.

A pasta que teve maior acréscimo foi a de Turismo, de Alberto Feitosa (PR), que subiu de 31 para 51 cargos. Já a Secretaria da Criança e do Adolescente, comandada por Raquel Lyra (PSB), funcionará com 123 cargos, ao invés de 172 . Outras alterações ocorreram nas pastas de Administração (diminuiu de 263 para 257), Educação (passou de 629 para 637) e Fazenda (de 369 para 370).

fonte: Folha de Pernambuco

A publicação deu continuidade à série de nomeações de comissionados. Ontem, foram publicadas mais 211 atos e três exonerações. Na edição anterior do Diário Oficial, 526 atos haviam sido sido anunciados.

"Essa aliança com o PV não é xadrez politico"

Eduardo Campos finalmente anunciou Sérgio Xavier na pasta de Meio Ambiente

MANOEL GUIMARÃES

O governador Eduardo Campos (PSB) finalmente apresentou Sérgio Xavier (PV) como novo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, confirmando a informação que a Folha havia antecipado em dezembro. Os dois foram adversários na eleição, onde o socialista conquistou novo mandato. Campos lembrou que a disputa ficou no campo das ideias e não deixou marcas na relação entre eles. “Essa aliança com o PV não obedece a um lance de xadrez do velho jogo político. Estamos tratando de um valor suprapartidário, que é a necessidade de cuidar da natureza. O PV vai nos ajudar para que o crescimento seja sadio, respeite o patrimônio natural e tenha sustentabilidade. Convocamos alguém que conhece o serviço público e tem experiência”, destacou.

Campos adiantou que a pasta de Meio Ambiente - desmembrada da Ciência e Tecnologia - terá um reforço no orçamento superior a R$ 100 milhões, somando todas as atividades. No ano passado, foram estimados R$ 84 milhões. “O PV vai nos ajudar a fazer uma política pública decente, que fique para o Estado. Esse ato sinaliza o quanto Pernambuco está unido para construir um Estado melhor para a gente trabalhar e viver no futuro”, apontou.

O socialista negou que tenha sugerido o nome de Xavier no início das negociações. “Trabalhei o nome dele porque o PV só me indicou o nome dele. Eles nos perguntaram se havia alguma preferência, e eu disse que tinha que ser alguém que reprentasse o PV. Eles trouxeram o nome de Sérgio, que é um nome do nosso agrado”, ressaltou.

A secretaria contará com 51 cargos diretos, além daqueles nos órgãos vinculados. Xavier descartou qualquer constrangimento se o deputado estadual eleito Daniel Coelho (PV) se mantiver como oposição. “Respeitamos a posição do deputado, mas achamos que, em algum momento, ele vai ter que começar a discutir. Houve uma decisão coletiva do partido. A maioria deve respeitar a minoria, mas a minoria deve respeitar a maioria também. Não há motivo para ninguém sair do partido. A grande novidade é que o partido vai poder fazer na prática as coisas”, disse.

PCR

Eduardo se esquivou de comentar as polêmicas ocorridas desde o retorno do prefeito João da Costa (PT). “O que desejei a João foi que ele volte com êxito e força. Vamos continuar a fazer as parcerias que estamos fazendo. Sobre qualquer questão isolada, não me cabe fazer uma análise. Não vou tratar dessa pauta (sucessão municipal em 2012)”, resumiu.

fonte: Folha de Pernambuco

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sisu já tem 1,7 milhão de inscrições.Prazo termina nesta quinta

Da Agência Brasil
Brasília - Já chegou a 1,7 milhão o número de inscrições registradas até as 12h de hoje (20) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e querem tentar uma das 83 mil vagas oferecidas nesta edição devem acessar o site até as 23h59 de hoje.

As inscrições começaram no domingo (16) e estavam programadas para terminar na quarta-feira (18), mas foram prorrogadas por decisão da Justiça. Nos primeiros dias, os estudantes enfrentaram dificuldades para acessar o sistema que ficou sobrecarregado em função do grande volume de acessos. Segundo o MEC, a situação já foi normalizada.

Para se inscrever no Sisu, o estudante precisa ter participado do Enem de 2010. Os candidatos devem acessar o site e escolher duas opções de curso, elegendo sua prioridade. De acordo com o MEC, cerca de 918 mil alunos estão participando da seleção até o momento, pois cada candidato pode escolher até duas graduações.

A divulgação dos resultados está prevista para segunda-feira (24). Os alunos selecionados deverão se matricular nas instituições de ensino entre 27 e 31 de janeiro, sempre em dias úteis.

Quem for selecionado para a sua segunda opção ou não atingir nota mínima para entrar em nenhum dos dois cursos selecionados pode permanecer no sistema e ser convocado nas duas chamadas subsequentes, previstas para os dias 4 e 13 de fevereiro. Todavia, o candidato que for aprovado para a primeira opção e não fizer a matrícula perde a vaga.

fonte: Folha de Pernambuco

Via Mangue: justificativa até amanhã

Sugestão do TCE é que obra fique em R$ 332 mi e não R$ 418 mi
JÚLIA VERAS
AINDA assim, segundo Débora Mendes, o edital de licitação será aberto segunda
A Prefeitura do Recife tem até amanhã para justificar R$ 85 dos 418 milhões que o poder executivo determinou que custaria a Via Mangue. De acordo com o chefe do Núcleo de Engenharia do Tribunal de Con­tas do Estado (TCE), Airton Alcoforado, a sugestão do TCE é que a obra fique em R$ 332 milhões. No entanto, de acordo com a presidente da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Débora Mendes, o edital de licitação será aberto na segunda-feira, independentemente do processo de justificação de gastos.

Segundo Alcoforado, o edital de licitação da Via Mangue foi analisado e nele cons­ta que o valor total seria de R$ 435 milhões. Foi feita uma série de questionamentos e a Prefeitura diminuiu o valor para R$ 418 milhões. No entanto, mesmo assim, eles não justificaram muito ítens. “O que Tribunal quer é que esses gastos sejam justificados, o que pode acontecer. Mas, inicialmente enten­demos que o valor estaria incorreto”. Entre os ítens a se­rem justificados es­tão ma­te­riais co­mo aço e a­reia. “Como esse projeto é aterramento, a quantidade de areia necessária é imensa. Acontece que o preço do produto está muito alto. A­lém disso, em relação ao aço não está sendo levado em consideração a economia de escala. São quase cin­co mil toneladas do metal”, pontuou Airton.

Ainda de acordo com Airton, a partir de então, o Tribunal achou melhor fazer uma carta de responsabilização. Nela, fica colocado que há alguns pontos no edital que não estão esclarecidos, que isso pode vir a dar um problema no futuro e que o gestor terá que responsabilizar por esses problemas caso eles aconteçam - ou seja, ele não poderá argumentar que não estava ciente da situação”.

Segunda Débora Mendes, a Prefeitura irá responder o relatório, mas está mantida a abertura da licitação na segunda-feira que vem. “Va­mos continuar defendendo o preço de R$ 418 milhões. O TCE está nos dando recomendações e nos enviou uma medida cautelar para diminuir os preços, mas não nos impedindo de lançar a abertura. Sabemos que esse é um processo normal de qual­quer trabalho”, argumentou. Na manhã da terça-feira, o prefeito João da Costa, durante uma visita às obras dos Conjuntos Habitacionais 1 e 2, no bairro do Pina, afirmou que os trabalhos começarão até a primeira quinzena de maio.

A Via Mangue - a primeira via expressa da cidade - é a promessa da Prefeitura para desafogar o trânsito da Zonal Sul. Ela será composta por quatro faixas de rolamento para veículos, calçadas e ciclovia, em 4,5 quilômetros de malha viária que deverá partir da ponte Paulo Guerra até a rua Antônio Falcão, em Boa Viagem. No sentido Centro-Boa Viagem, a via terá 4,5 quilômetros. No sentido o­pos­to, 4,37 quilômetros.

fonte: Folha de Pernambuco

Prefeito: "Não vou ser avaliado por dois anos"

CAROL BRITO



JOÃO da Costa avisa que briga não muda seu rumo
Em entrevista à Rádio Jornal, ontem, o prefeito João da Costa (PT) voltou a questionar a veracidade e a leitura que vem sendo feita das pesquisas de opinião que apontam uma baixa aceitação do seu Governo. “Não acredito que elas expressem as manifestações espontâneas da população”, minimizou. “Não é só 24% que aprova (o Governo), 40% considera regular e esses podem passar a achar a gestão boa e ótima. Eles não rejeitam o Governo”, avaliou.

Na sequência, o petista disse que não deveria ser avaliado pelo início de sua administração, negando que os índices conhecidos o preocupam. “Eu não vou ser avaliado apenas por dois anos. Eu não estou preocupado. Quem está preocupado são os outros”, assegurou, em tom irônico.

Com relação à sua sucessão, o prefeito João da Costa disse que não dá para saber o que acontecerá em 2012 e que não pode ficar o dia todo se preocupando com isso. “Essa não pode ser a pauta de todo o dia do prefeito”, pontuou. Contudo, o petista ressaltou que “tem muita gente querendo comer a tapioca antes dela estar pronta”, em referência à pré-candidatura do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) e uma suposta postulação do seu ex-aliado e hoje desafeto, o deputado eleito João Paulo (PT)

O prefeito garantiu que o entrevero com o correligionário não mudará o rumo que tomará nestes próximos dois anos. “Essa briga não me tira do prumo. Eu estou muito tranquilo e não vou discutir. Isso não está na pauta do povo, o povo não está preocupado com isso”, afirmou.

GRAVAÇÃO

Ainda na entrevista à Rádio Jornal, João da Costa apresentou uma nova versão sobre a herança finaceira deixada pelo seu antecessor. Ele negou, inclusive, que tenha revelado à Folha de Pernambuco que os R$ 110 milhões em restos a pagar encontrados, no início de 2009, se configuram como dívida. “Eu disse que havia R$ 100 milhões em restos a pagar e um saldo positivo de R$ 10 milhões. Escreveram que eu havia dito dívida, sou analista contábil”, assegurou.

No entanto, na entrevista gravada à Folha - concedida em sua residência, na última quarta-feira - a declaração é completamente diferente: “Recebi a Prefeitura com R$ 10 milhões em caixa e com restos a pagar de R$ 110 milhões. Então, na verdade, tinha R$ 100 milhões que a gente tinha que operar em 2009, que foi um ano de crise internacional”.

fonte:Folha de Pernambuco

Quatro partidos terão espaço na PCR

PT, PSB, PCdoB e PR ocuparão pastas nas mudanças que João da Costa fará
GILBERTO PRAZERES
A anunciada reforma administrativa que o prefeito João da Costa (PT) empreenderá no seu secretariado só deverá contemplar, no primeiro escalão, quatro partidos de sua base aliada. Das 16 siglas que atualmente dão suporte ao gestor, apenas PT, PSB, PCdoB e PR deverão emplacar titulares de pastas. “Só esses quatro partidos estarão no primeiro escalão. Os outros serão acomodados no Governo, mas em outras esferas”, revelou, em reserva, um petista ligado ao chefe do Executivo. A ideia inicial de Costa seria incluir o PTB nesse grupo, porém, como os trabalhistas entregaram as secretarias de Administração e Serviços Públicos, na última segunda-feira, o prefeito precisou refazer seus planos.

Com a saída dos petebistas, o prefeito João da Costa já teria a definição de sua primeira modificação no corpo dos seus auxiliares. O atual secretário de Assuntos Jurídicos, Ricardo Soriano - que é ligado ao PSB -, seria remanejado para Administração. “Ele conhece a gestão, sabe como o Governo funciona e tem as condições necessárias para tocar a Secretaria de Administração”, observou a fonte petista.

Para o lugar de Soriano, o prefeito João da Costa convocaria o coordenador da auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Cláudio Ferreira. Além de auditor, ele é apontado como um “petista ferrenho”.

“O Cláudio é advogado também e pode dar uma contribuição importante. É filiado ao PT e seu trabalho no TCE o credencia ainda mais”, destacou outro petista. Pessoas ligadas a Cláudio Ferreira revelaram que ele foi sondado por João da Costa, no domingo, mas teria ficado de pensar. “Para ele assumir a secretaria, o prefeito teria que pedir sua liberação no TCE. O Cláudio é funcionário do Tribunal”, afirmou um amigo do auditor.

Na reforma administrativa, sofrerão modificações as secretarias de Meio Ambiente, Comunicação e Planejamento Participativo. A primeira pasta - chefiada hoje por Roberto Arrais - é considerada primordial para a mudança da atual estrutura da gestão e, por isso, deverá contar com um nome mais político na sua condução. A Comunicação é apontada como uma pasta diferenciada, uma vez que trabalhará na tentativa da consolidação de uma imagem diferente do prefeito. Todavia, o petista teria três opções e não chegou a uma conclusão sobre qual seria a melhor.

Já Planejamento Participativo, sob a batuta de Amir Schvartz, deixará de ser gerida por ele porque o prefeito quer o auxiliar à frente da Secretaria Extraordinária da Copa - que será criada com a reforma. “João da Costa ainda não conversou com o Amir. Mas esse deverá ser o caminho”, indicou o mesmo petista. Schvartz está na Prefeitura desde a gestão do ex-prefeito João Paulo e, segundo fontes petistas, a avaliação é que, quem permanecer terá de trabalhar pela reeleição do prefeito.

RECUO

Antes de o PTB entregar seus cargos, João da Costa trabalhava com a ideia de convocar o deputado estadual reeleito Clodoaldo Magalhões ou o deputado eleito Franscimar Pontes para o comando da Secretaria de Serviços Públicos. “Um dos dois seria chamado. Como o PTB deixou a gestão, será outro quadro”, contou um auxiliar de Costa.

fonte: Folha de Pernambuco

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Governo prepara editais para licitar mais 8 mil km² de florestas na amazônia

Da Agência Brasil
Brasília - O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), responsável pela concessão de florestas públicas, deve licitar em 2011 mais 8 mil quilômetros quadrados (km²) de áreas para exploração controlada de mata nativa na Amazônia. O órgão está preparando editais para concessão de lotes nas florestas nacionais de Crepori, Altamira e Saracá-Taquera, no Pará, e Jacunda, em Rondônia.

No Pará, as novas áreas para concessão estão na região de influência da BR-163 (que liga Cuiabá a Santarém), conhecida pelos altos índices de desmatamento ilegal, e na Calha Norte (faixa de fronteira da Amazônia brasileira), ainda bastante preservada. O processo está na fase de avaliação das sugestões apresentadas pelas populações locais durante as audiências públicas.

Atualmente, o SFB tem um edital aberto, de concessão de 210 mil hectares na Floresta Nacional do Amana, no Pará. As empresas interessadas podem se inscrever na licitação até o dia 23 de fevereiro.

Nas áreas de floresta licitadas, as espécies de árvores exploradas são definidas por um plano de manejo e a retirada é feita com base em um sistema de revezamento. O empresário divide a área em pequenos lotes e explora um de cada vez, para que a parte derrubada possa se regenerar enquanto os outros lotes vão sendo explorados. O plano de manejo é fiscalizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e por auditorias independentes periódicas.

fonte: Folha de Pernambuco

Via Mangue:licitação será aberta

Amanhã, João da Costa deve realizar a abertura do processo licitatório para as obras da Via Mangue, uma das ações prioritárias da Prefeitura do Recife para este ano. A criação promete desafogar o trânsito da zona sul do Recife a partir da criação de 4,5 quilômetros de malha viária que deverá partir da ponte Paulo Guerra até a rua Antônio Falcão, em Boa Viagem. O projeto que já foi orçado em quase R$ 482 milhões previa que a estrutura ficasse totalmente pronta até 2013, antes da Copa do Mundo. “Iniciar essa obra é fundamental para garantir a mobilidade urbana da população”, afirmou o prefeito. Assim que o processo de licitação terminasse, seria preciso entrar com os recursos necessários para que em abril as obras já tivessem início. “Se realmente começar em abril, podemos contar com a Via Mangue para até setembro de 2013”.

Para a melhoria da educação de base, estão previstas as construções de 40 centros educacionais para crianças de 0 a quatro anos para ainda estes dois anos. A ideia é que 20 dessas unidades fiquem prontas em dois anos e as outras 20 estejam em construção até esse prazo. “Esses centros funcionarão como o Programa Primeira Escola, dentro do padrão do Ministério da Educação. Dessa forma, as crianças poderão potencializar o processo de aprendizagem”, disse João da Costa. Também está na lista de prioridades a conclusão de 130 obras do Orçamento Participativo que já estão em execução, formação e qualificação de profissionais com a criação de seis escolas técnicas federais. “Vamos tentar trazer essas unidades para a cidade com a ajuda dos governos estadual e federal”, finalizou

fonte: Folha de Pernambuco

Parque será inaugurado no dia 26 de Março

BÁRBARA FRANCO



PREFEITO do Recife visitou obras, ontem, após 101 dias de licença médica
O Recife contará com um novo e diferente parque em dois meses. No dia 26 de março acontece a inauguração completa do Parque Dona Lindu, que fica entre as avenidas Boa Viagem e Visconde de Jequitinhonha. Pelo menos, esse foi o prazo máximo estipulado pelo prefeito João da Costa durante sua primeira agenda externa depois do período de 101 dias de licença médica por conta de um transplante de rim. Ano passado, a previsão era de que a estrutura seria aberta ao público em 1º de outubro, no entanto, por conta de atrasos nas obras do teatro e do salão de exposições, esse prazo teve que ser estendido. Agora, apesar de ainda faltar alguns acabamentos, como a retirada de lonas e plásticos, pode-se afirmar que obra criada por Oscar Niemeyer está pronta. O investimento total neste espaço é de R$ 37 milhões.

A visitação contou com a presença do secretário de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Schvartz, e da secretária da Empresa de Urbanização (URB), Débora Chaves, além de outros servidores. “Agora, é contagem regressiva para entregar este equipamento para a população”, afirmou o prefeito João da Costa. Para que o equipamento tenha melhor aproveitamento, existe uma iniciativa da Prefeitura do Recife de proporcionar visitações nas áreas internas e externas para as lideranças comunitárias e culturais. “A ideia é que existam visitas guiadas para que os grupos que desejarem utilizar o espaço com finalidades culturais saibam como utilizá-lo melhor”, disse. O teatro já teve as instalações elétricas e hidráulicas finalizadas, bem como a parte referente ao ar-condicionado.

O espaço, que tem capacidade para 587 pessoas, conta também com dez vagas para cadeirantes. O palco conta com uma estrutura que pode ser suspensa, garantindo uma abertura para a área externa do parque. Dessa forma, as atrações poderão se apresentar tanto para dentro do teatro como para fora. O amplo salão de exposições compõe o que é chamado de complexo cultural. No espaço, funcionará, também, um restaurante. A área verde do Parque Dona Lindu compreende 60% do terreno, o que representa 16,3 mil metros quadrados dos 27,2 mil metros quadrados da área total. “É um equipamento que vai consolidar o Recife em um roteiro turístico”, complementa João da Costa. Serão 327 vagas de estacionamento, sendo 145 dentro do parque. Serão 148 postes de iluminação, 343 árvores, 242 arbustos e 2,5 mil mudas.

As obras foram iniciadas em abril de 2008 e ao longo dos anos a prefeitura inaugurava pedaços do Parque. O playground que já havia sido aberto para o público com oito brinquedos, agora conta com 22 espaços para brincadeiras infantis. A pista de cooper que também precisava de reforma, teve o serviço realizado e agora o piso é o mesmo utilizado no calçadão de Boa Viagem, intertravado. Os banheiros e o fraldário também estão prontos. A ideia é que no dia da inauguração, o Parque Dona Lindu conte com uma grande exposição de arte, além de apresentações culturais no teatro e esportes na área de lazer.

fonte:Folha de Pernambuco

PTB decide entregar os cargos na PCR

RENATA BEZERRA DE MELO
FERNANDO Nunes e Isabel Viana oficializam decisão hoje
Presidente estadual do PTB, o senador eleito Armando Monteiro Neto tornou oficial, ontem, a saída do seu partido do secretariado do Recife. Por telefone, o dirigente comunicou à Folha a decisão de abrir mão das pastas da Administração (Fernando Nunes) e Serviços Públicos (Isabel Viana). “O prefeito tem que ficar à vontade, desembaraçado para promover as mudanças que entender necessárias à sua gestão. Queremos colaborar com esse gesto de despreendimento”, justificou o dirigente. Antes mesmo de retornar ao Executivo, ontem, após três meses de licença médica, o prefeito João da Costa (PT) já havia antecipado pretensões de reformular o primeiro escalão.

Na esteira, o deputado estadual André Campos (PT) teria sido cotado, segundo fontes revelaram em reserva, para assumir Serviços Públicos, um dos fatores que teria fomentado inquietação no PTB. Armando Neto, no entanto, rechaça a tese de que o passo para fora da Prefeitura seja sinal de insatisfação. “Não estamos agindo em função de queixas. Queixas sempre existem”, cravou.

Ao retomar o comando da PCR, na leitura de Armando, o prefeito está inaugurando “uma nova e decisiva fase de sua gestão”. “O prefeito anunciou, inclusive, a intenção de promover mudança para melhorar o desempenho”, registrou o presidente. Carlos Muniz, presidente da Emlurb, também estaria decidido a entregar o cargo.

Na Câmara Muncipal, os petebistas garantem que permanecerão apoiando o gestor, assim como no Senado. Armando disse que não se furtará da “responsabilidade de ajudar o Recife”. Indagado quanto a um eventual apelo de Costa para que o PTB fique na administração, Armando considerou ter disposição para “conversar como parceiros”.

Desde a semana passada, corriam, nos bastidores, rumores de que os petebistas devolveriam os cargos. Com a volta do petista ao comando municipal, os dois secretários do PTB tinham planos de transmitir, ontem, a ele o afastamento. No entanto, não foi possível. A agenda cheia de reestreia do gestor impediu. O comunicado, então, ficou para as 16h30 de hoje. “Ficamos lá até tarde. Ele pediu que voltássemos hoje”, assinalou o secretário de Administração, Fernando Nunes. Não havia despacho pré-agendado com o prefeito para a segunda, mas os petebistas solicitaram audiência.

O vereador Antônio Luiz Neto (PTB) grifou que não há rompimento ou oposição. Nos bastidores, comenta-se a existência de um incômodo com a forma “periférica” como o PTB foi tratado. Segunda maior bancada na Câmara, os petebistas estariam enxergando “desprestígio”, na ausência “de diretorias, papel gerencial e diálogo”. Há quem diga que a movimentação do PTB sinaliza para uma eventual aliança com o ex-prefeito João Paulo (PT) para 2012.

fonte: Folha de Pernambuco

"Não sou prefeito por acaso,por um aborto"

MANOEL GUIMARÃES

PETISTA recebeu o cargo, ontem, de Milton Coelho
O retorno do prefeito do Recife, João da Costa (PT), ao cargo, após 101 dias licenciado, foi marcado por respostas afiadas, supostamente a seu antecessor, o deputado federal eleito e ex-prefeito João Paulo (PT). Em discurso, o gestor afirmou que não admitiria a desconstrução de sua imagem política. “Não vou aceitar passivamente a desconstrução da minha história politica. Não sou prefeito por acaso, por um aborto. Essas insinuações são de quem tem inveja de quem sabe aproveitar oportunidades”, atacou. Questionado sobre as indiretas, Costa negou que estaria alfinetando João Paulo, com quem rompeu relações ainda em 2009. “Não me dirigi a ninguém especificamente. Reafirmei um compromisso de uma história de militância e das coisas em que acredito, como trabalhar por um projeto emancipador, melhorar a vida em sociedade e lutar pela democracia no Brasil”, assegurou.

A volta do prefeito ao trabalho foi prestigiada por vários aliados, dentre vereadores, deputados e secretários. No entanto, coube ao deputado federal Inocêncio Oliveira (PR) dar um conselho em forma de crítica a João da Costa. “Você é muito tímido, poderia dizer mais o que faz. Você faz as coisas e não divulga”, atestou. “Vou convidar a Imprensa para ver de perto as obras que estamos fazendo. Às vezes, o espaço publicitário não nos permite mostrar tudo que está sendo feito, mas são obras que ajudarão a mudar a situação da população”, respondeu o petista.

O prefeito também não deu importância à pesquisa Datafolha, divulgada no mês passado, na qual obteve média 5,4 - um décimo a mais do que em julho - considerada baixa. “A maior nota entre os prefeitos é 6,6. E a maioria é abaixo de seis. Se olhar as notas dos governadores, todos têm mais de seis. Não é por acaso que os governadores tiveram uma avaliação maior. Os prefeitos foram mais prejudicados pela crise econômica. Tivemos uma redução drástica do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em 2009, que não se recuperou em 2010. Mas pesquisa é momento. Quando fui lançado candidato a prefeito, tinha 3% da intenções de voto, e terminei com 51%. Nunca me preocupei com pesquisa”, garantiu.

SECRETARIADO

João da Costa ressaltou, na coletiva, que qualquer eventual mudança no secretariado será anunciada após um balanço com os aliados. “Estou focado em trabalhar as prioridades da gestão. Sobre a questão do processo de avaliação política, tudo o que eu tinha para falar já falei. Agora, só vou falar em 2012. Agora é hora de trabalhar muito, temos muitos desafios na cidade”, completou.

Durante o período de licença, o petista foi substituído pelo vice-prefeito Milton Coelho (PSB). A cerimônia de transmissão do cargo aconteceu no auditório da Prefeitura, após às 8h. Depois, João da Costa concedeu entrevista e foi vistoriar as obras do Parque Dona Lindu, já no final da manhã. A inauguração está prevista para 26 de março.

fonte:Folha de Pernambuco


segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Equipamentos culturais do Parque Dona Lindu serão inaugurados no dia 26 deste mês

Dia 26 de março. Essa foi a data confirmada pelo prefeito João da Costa para a entrega dos equipamentos culturais (teatro e pavilhão de exposições) do Parque Dona Lindu. O anúncio foi feito durante a visita do prefeito ao local nesta segunda-feira (17), sua primeira agenda externa oficial depois de reassumir suas funções à frente da gestão municipal.

Alguns detalhes ainda devem ser concluídos, como a área de estacionamento num trecho onde funcionava o canteiro de obras, que já está em desmobilização.

O teatro do parque tem capacidade para 587 pessoas e já se encontra com as instalações concluídas.

Durante a visita, o prefeito pôde conferir também a ampliação do playground que passou de oito para 22 brinquedos, um benefício que não estava previsto inicialmente no projeto. Ainda na área externa do Dona Lindu, foram conferidos os banheiros e o fraudário. A pista de cooper foi toda reformada, sendo o piso anterior substituído pelo intertravado, seguindo o mesmo padrão do calçadão de Boa Viagem.

Ao final do giro, João da Costa se mostrou satisfeito com o que viu. Outro ponto destacado pelo prefeito foi a utilização dos espaços culturais.

fonte: Folha de Pernambuco

Saque do FGTS por vítimas das enchentes levará pelo menos uma semana para ser liberado

Da Agência Brasil
Brasília – Inicialmente anunciado como imediato, o saque de até R$ 5,4 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pelas vítimas das chuvas no Rio de Janeiro e em outros estados levará pelo menos uma semana.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, as prefeituras têm de enviar ao banco uma carta comunicando ter sido vítima das enchentes. Depois disso, o banco precisa atualizar o sistema interno, o que leva no mínimo uma semana. Somente então, os moradores das áreas afetadas poderão sacar o dinheiro.

A liberação imediata do FGTS para as vítimas das enchentes havia sido anunciada na última quinta-feira (13) pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Segundo ele, o saque poderia ser feito a partir de hoje (17). Na sexta-feira (15), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, também informou que o dinheiro já estaria disponível hoje.

Primeiramente, o governo tinha anunciado que os saques seriam de até R$ 4.650 por trabalhador, mas o limite foi ampliado para R$ 5,4 mil após a reunião ministerial da última sexta-feira. De acordo com o Ministério do Trabalho, só não tem direito ao benefício quem fez saques no FGTS nos últimos 12 meses.

Para resgatar os recursos do FGTS, o trabalhador tem de levar documento de identidade e carteira de trabalho a qualquer agência da Caixa. Caso tenha perdido os documentos, o beneficiário deve ir à prefeitura e pegar uma declaração comprovando ter sido afetado pela enchente. O banco também montará postos avançados para atender às vítimas das chuvas.

fonte: Folha de Pernambuco

PSDB ainda quer Daniel como lider

Verde poderá comandar a oposição, na Alepe, mesmo o PV sendo governista

ZABELYTA GUERRA- Especial para a Folha
A integração do Partido Verde ao governo socialista de Eduardo Campos, oficializado na última sexta-feira, no Palácio do Campos das Princesas, parece não ter influenciado na indicação do deputado eleito Daniel Coelho (PV) à liderança da oposição na Assembleia Legislativa (Alepe). A afirmação vem do também eleito Betinho Gomes (PSDB). O tucano disse que só acredita em alguma mudança, “se o próprio Daniel rever essa possibilidade”. Uma nota assinada pelos respectivos líderes das bancadas do PSDB, PV e PMN foi divulgada, ainda em dezembro do ano passado, declarando apoio ao verde, enquanto os parlamentares do DEM e PMDB defenderam o novato Tony Gel (DEM) para a função. “Não acredito que Daniel modifique alguma coisa. Quando fizemos a indicação, foi porque acreditamos que ele tem perfil para fazer um bom trabalho e vai ajudar a oposição sem radicalismos”, pontuou Betinho Gomes.

Desde o início do diálogo entre o PSB e o PV, o ainda vereador do Recife mostrou-se contra o ingresso dos verdes na base aliada do Governo Estadual e reforçou o seu interesse em ocupar a liderança da oposição na Assembleia. Daniel, que está no exterior passando as férias, ainda não fez qualquer declaração, após a confirmação do ingresso do PV no Governo do Estado.

Segundo o líder da bancada do PSDB na Alepe, deputado Antonio Moraes, “Daniel, antes de viajar, já tinha avisado que, independente do resultado das negociações, não mudaria a sua posição e continuaria como oposição. “Ele entende que foi eleito para isso e continuará assim. De qualquer forma vamos aguardar a sua volta para conversar mais uma vez”, concluiu o tucano.

O retorno do deputado eleito está previsto para a próxima quarta-feira, segundo Moraes, mas antes mesmo de assumir o mandato, em 1º fevereiro, ele mostrou que não vai tolerar “qualquer tipo de chacota” quanto à sua posição. A declaração, através de nota enviada à Folha, foi uma resposta ao deputado André Campos (PT) que havia dito, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, que, por causa da aliança do PV com Eduardo Campos, o deputado verde poderia ser motivo de “piada” na Assembleia. O Partido Verde assumirá a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, no dia 2 do próximo mês, e o nome do presidente estadual da sigla, Sérgio Xavier, deve ser confirmado amanhã como titular.

fonte:Folha de Pernambuco

"Prefeito tem de deixar a arrogância"

João Paulo adverte João da Costa a tomar medidas que melhorem a gestão

RENATA BEZERRA DE MELO

EX-PREFEITO demonstrou incômodo com as revelações feitas pelo ex-afilhado
Em silêncio sobre o desgaste na relação com o atual prefeito do Recife, João da Costa (PT), há aproximadamente um ano, o ex-prefeito e deputado federal eleito João Paulo (PT) quebrou o “jejum” ontem. Em entrevista publicada pela Folha, no domingo, Costa atribuiu dificuldades, nos dois primeiros anos de sua gestão, a “restos a pagar de R$ 110 milhões” encontrados na PCR contra apenas “R$ 10 milhões em caixa”. Por meio de nota à Imprensa, João Paulo o advertiu endurecendo o tom: “O atual prefeito tem que deixar de lado a sua arrogância e tomar todas as medidas para melhorar a sua gestão. A cidade está precisando!”.

Ao iniciar o texto, o deputado eleito grifa que todas as informações a respeito da situação financeira de sua administração (2002-2008) foram publicadas no Diário Oficial do município, não sendo, portanto, novidade.

“O atual prefeito, inclusive, tem conhecimento, pois foi meu secretário (Planejamento e OP) durante os oito anos e participou de todos os núcleos de coordenação e decisão de Governo”, realça João Paulo.

Ele ressalta que sempre prezou “em honrar compromissos”. Como prova, resgatou uma lista de iniciativas de sua autoria: “Mantive em dia o pagamento dos fornecedores; implantei a antecipação do pagamento dos salários dos servidores; e deixei recursos em caixa para o andamento de obras importantes, desde habitação à infraestrutura, como Capitão Temudo, Via Mangue (inaugurei a primeira etapa), Dona Lindu (inaugurei a primeira etapa) e Capibaribe Melhor”.

Após pontuar tais itens, João Paulo reservou-se ao direito de voltar a calar sobre “as demais declarações do atual prefeito, porque elas não contribuem para a unidade e o avanço do projeto político do campo de esquerda do Recife e de Pernambuco”. Entre os outros comentários que teceu, na entrevista, João da Costa registrou que “até hoje não existia” um plano municipal de drenagem, tachando a referida ausência como “falha grande”.

Indagado sobre os convites feitos pelo PCdoB e PDT a João Paulo para que ingressasse em suas fileiras, o prefeito destila novos resquícios do mal-estar: “É a 15ª vez que João Paulo quer sair do PT. É mais uma chuva de verão para ocupar o noticiário do que fato político de verdade”.

O assunto repercutiu no Twitter. Em defesa do pai, João Paulo Filho anotou: “Só hipócritas conseguem transformar continuidade em discurso de oposição interna a si mesmo. Seria traição negar o próprio passado? + burrice!”. E acrescentou: “Na política, só o amor destrói, já que só quem pode trair é sempre o aliado”. Ex-secretária de Comunicação da PCR, Ruth Vieira brincou: “(João) Luiz respeita (João) Januário...”.

fonte: Folha de Pernambuco