quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

RECIFE TEM MENOR MASSA SALARIAL DO PAÍS, DIZ IPEA

A Região Metropolitana do Recife tem a menor massa salarial do País. É o que aponta um estudo divulgado, ontem, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que identificou a Região Metropolitana de São Paulo como a mais bem avaliada em relação aos ganhos salariais, onde o rendimento total é de R$ 15,1 milhões contra R$ 1,7 milhão na capital Pernambucana. O levantamento tem como base a Pesquisa Mensal do Emprego (PME) de setembro, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e foca as principais regiões metropolitanas do Brasil - Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

De acordo com o técnico de Planejamento de Pesquisa do Ipea, Miguel Matteo, a área metropolitana de São Paulo conta com uma população de 19 milhões de habitantes. Já o Recife possui pouco mais de 3,6 milhões de pessoas. “Diante dessa realidade, se compararmos o número de pessoas na ativa entre as duas capitais, é obvio que São Paulo sai na frente, isso porque a massa salarial é medida pelo número de pessoas ocupadas e seus rendimentos. Significa dizer que o fato da capital paulista ser maior é sinal também gera mais emprego e paga salários melhores. A remuneração pelas atividades econômicas tende a ser maior do que no Recife”, explicou Matteo.

Ainda de acordo com a pesquisa, a categoria participação da administração pública, defesa, seguridade social, educação saúde e serviços sociais apresenta uma disparidade grande entre a massa salarial de São Paulo e das outras regiões metropolitanas. Se comparadas as regiões metropolitanas de São Paulo e Recife, essa diferença está em torno de 10%. Se for comparada Recife e Brasil, essa diferença diminui para algo em torno de 6%.