terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Chuvas voltam a castigar o Recife

WAGNER SANTOS   
As chuvas voltaram a trazer prejuízo na Região Metropolitana do Recife. Alagamentos. Semáforos apagados. Além de reclamações contra os órgãos de Defesa Civil pelo atraso nos serviços. No Recife, uma árvore caiu anteontem, por volta das 23h, na rua Amélia, no bairro das Graças. Por ser um vegetal de grande porte, ela atravessou a via e atingiu outra árvore, fazendo com que esta despencasse sobre a rede elétrica. Devido à queda, o trânsito ficou interrompido, e os moradores, sem energia elétrica. Após  retirada do tronco e galhos pelo Corpo de Bombeiros, equipes da Celpe estiveram no local e restabeleceram o fornecimento de energia ainda no final da manhã de ontem.
Outro problema que surgiu com as chuvas, foram vários semáforos apagados na avenida Recife. Segundo a CTTU, a primeira reclamação sobre o não-funcionamento deste aconteceu por volta das 6h20 de ontem. Contudo, o problema foi solucionado até o final da manhã, com a ida dos técnicos ao local. Na avenida Ma­ria Irene, em Jardim Jordão, Jaboatão dos Guararapes, nas imediações do Aeroporto Internacional do Recife/Guara­rapes - Gilberto Freyre, além do nível elevado da água, existe também no local um buraco no asfalto, que está levando transtorno para os motoristas desavisados. Por causa desse alagamento, muitos motoristas estão avançando pela contramão, enquanto que outros se arriscam e passam.
A Codecir informou que foram realizadas 119 visitas de monitoramento, além de aplicados 9.580 metros quadrados de lonas plásticas, além de 99 vistorias nas últimas 72 horas. A Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes informou que também está realizando, desde a última sexta-feira, o trabalho de prevenção de deslizamento de barreiras através da colocação de lonas nos bairros de Cavaleiro, Jaboatão Velho, Muribeca, Jardim Jordão, Curado, dentre outros.
Precipitação
De acordo com o Instituto de Meteorologia (Inmet/PE), o acumulado de chuvas do mês corresponde a 106 milímetros, o que siginifica que Pernambuco está dentro da média prevista para o mês de janeiro, que é de 102 milímetros. O Inmet informou ainda que a média de chuvas no Estado neste ano está bem menor que a do ano passado que foi de 193 milímetros. Segundo o órgão, os últimos três dias acumularam uma quantidade de 27,2 milímetros (22), 9,1 (23) e 8,4 (ontem).

fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: