quinta-feira, 6 de abril de 2017

4ª Plenária da UGT-BA

O presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, está em Salvador, na Bahia, participando da 4ª Plenária da UGT-BA. Neste encontro, presidido pelo companheiro Magno Lavigne, presidente da UGT-BA, é discutido o Projeto de Reforma da Previdência, Reforma Trabalhista e agora a famigerada Lei de Terceirização. Na abertura, ouviu-se de forma espontânea da plateia, composta de mais de 100 dirigentes sindicais, o clamor "Greve Geral dia 28!" Patah reforçou o coro e anunciou que todos os sindicatos e categorias filiadas à UGT irão fechar suas portas em 28 de abril e aderir à greve.


Além dele, destacamos a presença de Gustavo Walfrido, presidente da UGT-PE; Agenor Lopes da Silva, presidente da UGT-CE; Maria Nilda Santana, presidente do Sindicato dos Comerciários de Camaçari/BA; e Josi Camargo, secretária nacional de formação sindical da UGT, entre tantos outros nomes importantes. Durante o evento, Roberto Nolasco, executivo do Instituto de Altos Estudos da UGT (IAE) ministrou palestra a respeito das reformas da Previdência e Trabalhistas e seus impactos negativos junto aos trabalhadores.

Fonte: UGT

quarta-feira, 5 de abril de 2017

1º Seminário dos Comerciários UGT-PE

           Com mais de 170 participantes, o 1º Seminário dos Comerciários UGT-PE, ocorrido na última quinta-feira (23) no Recife Praia Hotel, teve como temáticas principais as reformas trabalhista e previdenciária propostas pelo Governo Federal e em tramitação no Congresso Nacional. O Seminário reuniu mais de 160 participantes, dentre comerciários e outros profissionais ligados à área do comércio, como contadores.
          Ricardo Patah, Presidente da UGT Nacional e também comerciário, esteve no Seminário e fez seu pronunciamento com grave preocupação acerca das reformas propostas pelo governo, pois representam um enorme retrocesso nas conquistas dos trabalhadores, precarizam as relações de trabalho, e pioram dramaticamente a qualidade de vida. Patah também exortou a união de toda a classe trabalhadora para juma mobilização que possa barrar essas reformas em tramitação no Congresso. Para ele, “só a nossa união é capaz de enfrentar essa grave situação em que o todos nós, trabalhadores, nos encontramos. Só assim poderemos impedir essas reformas que tanto nos prejudicarão”.

  • Diretrizes da Nova Plataforma da Cobrança Bancária. Palestrante: Lucas Primo - Engenheiro de Software.
  • A importância e Técnicas no Uso do Sistema E-Social. Palestrante: Oziel Marcelino da Silva – Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Olinda.
  • Novo Perfil do Jovem Trabalhador Gustavo Walfrido Filho - Secretário Nacional da Juventude UGT.
  • Os impactos da Reforma Trabalhista - Francisco Gerson - Procurador do Ministério Público do Trabalho.
  • Palestra Motivacional com Mágica e Humor. Palestrante: Montanha.
  • Reforma Trabalhista, quais as mudanças da lei e suas reais mudanças. Desembargador Dr. Fábio Farias.
  • Reforma da Previdência e o aspecto juridico dessas mudanças. Dr. Rômulo Saraiva

      Gustavo Walfrido, Presidente da UGT-PE, também mostrou sua preocupação e justificou o Seminário como elemento esclarecedor das reformas e suas consequências na vida do trabalhador brasileiro. A ideia desse seminário é se expandir para outras categorias.
     A abertura do Seminário feita por Roberto Montanha e Ricardo Crispim, mágicos e humoristas, animou o evento e manteve os participantes concentrados.
       Além de Patah, Chiquinho Pereira, Secretário Nacional de Organização e Políticas Sindicais da UGT e Gustavo Walfrido Filho, Secretário Nacional da Juventude da UGT, também esteveram presentes. A UGT-PE trouxe, além da presidência, a sua diretoria representada por Maurício Luna, Luiz Nelson e Severino Romero.
Na programação, as seguintes palestras foram ministradas:
         Houve ainda a Assinatura do acordo de cooperação entre a UGT e o Programa das Nações Unidas para desenvolvimento Jornada 2030 da UGT e participação do movimento sindical na agenda de desenvolvimento sustentável, por Ricardo Patah.
           O evento se encerrou com um coffee-break servido aos participantes do Seminário.
          A União Geral dos Trabalhadores de Pernambuco teve o prazer e a honra de receber os participantes do 1º Seminário dos Comerciários UGT-PE, incluindo também os palestrantes, cujos temas por eles abordados certamente esclareceram e abriram novos caminhos na compreensão e na luta contra essas reformas prejudiciais à toda classe trabalhadora.

FONTE: UGT-PE