Deputado Ramos, candidato a Prefeito da Cidade de Paulista pelo PMN,falou ao nosso blog sobre um tema que interfere diretamente na vida das pessoas,mobilidade urbana.
O Deputado demonstrou na entrevista seu posicionamento no assunto dizendo-nos o seguinte:“ Bom... falar de mobilidade urbana é muito complicado, porque,para começar o meio de transporte é necessário sofrer reformulação.
Existe evidentemente avanços,mas estes ainda não contemplaram a totalidade da população. Nós temos um plano de trabalho,e vamos fazer,caso a gente chegue a Prefeitura de Paulista. Assim, o povo terá melhores condições,pois a mobilidade tem de ser planejada por técnicos que sejam competentes que possam dar ao povo condições de transporte para todos e em todas as maneiras.
Afinal,mobilidade não é só transporte,tem-se as questões das vias e dentro de um círculo (quero dizer)das vilas que é uma cidade dentro da outra,hoje, não se tem como andar. Trânsito engarrafado,obstrução em vias públicas,há uma série de outras coisas, tanto nas transversais como nas principais.
Então,qual é o nosso plano? O nosso plano é trabalhar de um maneira de minimizar,melhorar sobre todos os aspectos. O cidadão que sai de casa para trabalhar e chegar na cidade, ele gasta hoje no mínimo 1:40 horas. Ele tem de sair de casa cedo,para ter condições de chegar no trabalho as 08:15 horas, para não levar falta.
A precariedade da mobilidade tem de ser revista. Existe aí uma vontade que é mais aparente do que verdadeira. Para a gente melhorar isto,vamos trazer tecnologias modernas, abrindo as vias,dando acesso e acabando com o monopólio das empresas no transporte. Ou seja, a idéia é de abrir o mercado a competição. Com competição melhora-se a qualidade.
A mobilidade também envolve o cidadão que tem o seu carro,que é preciso fazer um planejamento também e que possa dar mobilidade ao transporte comum e fazer um novo planejamento para Paulista.”
Perguntei ao Deputado,a sua opinião sobre o preço da tarifa e sua visão de como ter-se uma linha de ônibus ligando os TI Pelópidas Silveira e PE-15, e a negativa de acesso dos ônibus que fazem as linhas da PE 15 de circularem dentro da integração Pelópidas? E o Deputado respondeu:“ Eu não sei o que passa na cabeça dos técnicos do estado, que manipulam a questão do transporte dos municípios da região metropolitana que não vêem isto.
A população sofre, é necessário que se possa abordar este aspecto para poder melhorar esta situação. Outra questão é o preço da tarifa em relação a distância do percurso que é caro, e é necessário rever isto.
Camaragibe como exemplo,a distância é maior, e o preço é menor do que em Paulista. Eu não sei o que há? Se falta vontade política dos atuais dirigentes,para que possa fazer isto melhorar?!. Esta questão com certeza, está no nosso plano de trabalho, num futuro breve.”