segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

FBC faz 1ª visita como ministro

Bezerra Coelho inspecionará obras da transposição e da Transnordestina

ARTHUR CUNHA
Empossado ministro da Integração Nacional no último dia 1º, o pernambucano Fernando Bezerra Coelho (PSB) cumprirá, hoje, sua primeira agenda oficial no Estado. Acompanhado do governador Eduardo Campos (PSB), o socialista terá reuniões de trabalho e inspecionará as obras da transposição do Rio São Francisco e da Ferrovia Transnordestina, no município de Salgueiro, Sertão. FBC quer se inteirar do andamento dos convênios e contratos relacionados às duas ações, para, amanhã, às 11h30, em Brasília, reunir-se com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, com vistas a assegurar os recursos necessários para o cronograma previsto para 2011. “A presidente Dilma Rousseff pediu que a Transposição e a Transnordestina sejam priorizadas”, pontuou Bezerra Coelho.

Às 10h30, ainda sem a presença de Eduardo, Fernando se reunirá com a equipe do ministério e com representantes de empresas que trabalham na execução da Transposição, no lote 3. O governador se integrará ao grupo às 12h30, para nova reunião. “Eduardo quer conversar tudo em relação ao ramal do Agreste, vinculado ao eixo leste”, explicou o ministro. Após almoçarem no lote 3, FBC e Campos farão uma vistoria in loco na obra.

Em seguida, o ministro e o governador realizarão nova vistoria, dessa vez na Fábrica de Dormentes da Transnordestina, também em Salgueiro, com início programado para as 14h30. Pernambuco é o estado onde a ação mais avançou; cerca de 90% das desapropriações já foram concluídas, restando apenas o trecho do Complexo de Suape. Orçada em R$ 5,4 bilhões, a Transnordestina tem previsão de entrega para outubro do próximo ano. FBC, contudo, já disse que esse cronograma pode se estender até 2013.

Bezerra Coelho começou sua gestão no ministério a todo vapor. Na última sexta-feira, ele foi ao Espírito Santo visitar os municípios atingidos por fortes chuvas. No centro de Itaguaçu, viu os estragos ocasionados pelo desmoronamento de uma encosta, que destruiu duas casas. Em Itarana, os prejuízos se concentraram, em sua maior parte, na área rural. Cidade mais prejudicada, Santa Maria de Jetibá teve cerca de 50 residências destruídas - ao todo, mais de 360 foram afetadas pela correnteza do Rio Santa Maria.

Durante a transmissão do cargo, segunda-feira passada, Bezerra Coelho reafirmou seu interesse em dar à pasta um caráter nacional, sem esquecer o Nordeste, contudo. Também se comprometeu a fortalecer as Superintendências de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), e do Norte (Sudam); além de dinamizar o processo de implementação da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e a criação da Secretaria Nacional de Irrigação.

FBC ascendeu ao primeiro escalão federal com a chancela de Eduardo Campos, que o emplacou depois de uma desgastante negociação entre o PSB e a equipe de transição. Os socialistas ainda ficaram com a Secretaria Nacional dos Portos, para onde foi o ex-prefeito de Sobral (CE), Leônidas Cristino, indicado pelos irmãos Cid e Ciro Gomes, ambos do PSB.

Fonte: Folha de Pern

Nenhum comentário: