terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Parque será inaugurado no dia 26 de Março

BÁRBARA FRANCO



PREFEITO do Recife visitou obras, ontem, após 101 dias de licença médica
O Recife contará com um novo e diferente parque em dois meses. No dia 26 de março acontece a inauguração completa do Parque Dona Lindu, que fica entre as avenidas Boa Viagem e Visconde de Jequitinhonha. Pelo menos, esse foi o prazo máximo estipulado pelo prefeito João da Costa durante sua primeira agenda externa depois do período de 101 dias de licença médica por conta de um transplante de rim. Ano passado, a previsão era de que a estrutura seria aberta ao público em 1º de outubro, no entanto, por conta de atrasos nas obras do teatro e do salão de exposições, esse prazo teve que ser estendido. Agora, apesar de ainda faltar alguns acabamentos, como a retirada de lonas e plásticos, pode-se afirmar que obra criada por Oscar Niemeyer está pronta. O investimento total neste espaço é de R$ 37 milhões.

A visitação contou com a presença do secretário de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Schvartz, e da secretária da Empresa de Urbanização (URB), Débora Chaves, além de outros servidores. “Agora, é contagem regressiva para entregar este equipamento para a população”, afirmou o prefeito João da Costa. Para que o equipamento tenha melhor aproveitamento, existe uma iniciativa da Prefeitura do Recife de proporcionar visitações nas áreas internas e externas para as lideranças comunitárias e culturais. “A ideia é que existam visitas guiadas para que os grupos que desejarem utilizar o espaço com finalidades culturais saibam como utilizá-lo melhor”, disse. O teatro já teve as instalações elétricas e hidráulicas finalizadas, bem como a parte referente ao ar-condicionado.

O espaço, que tem capacidade para 587 pessoas, conta também com dez vagas para cadeirantes. O palco conta com uma estrutura que pode ser suspensa, garantindo uma abertura para a área externa do parque. Dessa forma, as atrações poderão se apresentar tanto para dentro do teatro como para fora. O amplo salão de exposições compõe o que é chamado de complexo cultural. No espaço, funcionará, também, um restaurante. A área verde do Parque Dona Lindu compreende 60% do terreno, o que representa 16,3 mil metros quadrados dos 27,2 mil metros quadrados da área total. “É um equipamento que vai consolidar o Recife em um roteiro turístico”, complementa João da Costa. Serão 327 vagas de estacionamento, sendo 145 dentro do parque. Serão 148 postes de iluminação, 343 árvores, 242 arbustos e 2,5 mil mudas.

As obras foram iniciadas em abril de 2008 e ao longo dos anos a prefeitura inaugurava pedaços do Parque. O playground que já havia sido aberto para o público com oito brinquedos, agora conta com 22 espaços para brincadeiras infantis. A pista de cooper que também precisava de reforma, teve o serviço realizado e agora o piso é o mesmo utilizado no calçadão de Boa Viagem, intertravado. Os banheiros e o fraldário também estão prontos. A ideia é que no dia da inauguração, o Parque Dona Lindu conte com uma grande exposição de arte, além de apresentações culturais no teatro e esportes na área de lazer.

fonte:Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: