Alvos de intenso lobby, deputados federais que integram as comissões temáticas permanentes da Câmara foram patrocinados na campanha por setores com interesse direto em suas decisões. Coincidência ou não, a prestação de contas das eleições de 2010 revela que empresários investiram na campanha de parlamentares que têm nas mãos poder maior de influenciar suas áreas de atividade. Para cientistas políticos, a opção pode encobrir uma expectativa de ´troca de favores` e levanta a discussão sobre o financiamento público de campanhas.
Paulo Piau ganhou R$ 292 mil de uma indústria de carne Foto:Paulo H. Carvalho/CB/D.A Press - 3/6/08
As comissões têm o papel de discutir e votar as propostas de leis que são apresentadas à Câmara. E, por vezes, decidem sem a necessidade de as propostas passarem pelo plenário. Um dos exemplos mais emblemáticos de investimento de empresários em campanha por área de interesse passa pela cobiçada Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento.Em julho, o grupo atraiu holofotes de todo o país ao aprovar a reforma do Código Florestal. O projeto perdoa, por exemplo, multas de quem desmatou até julho de 2008. Enquanto ambientalistas protestaram contra a decisão, ruralistas comemoraram. Empresários da agroindústria investiram quase R$ 1,3 milhão nas campanhas do presidente da comissão, Jorge Khoury (DEM-BA); do segundo vice-presidente, Marcos Montes (DEM-MG); e do terceiro vice-presidente, Paulo Piau (PMDB-MG).
O deputado federal Paulo Piau diz que pretende continuar na Comissão, não há pressão por favor em troca do financiamento. O deputado federal reeleito Marcos Montes também nega qualquer tipo de favorecimento.
Já o cientista político da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fábio Wanderley Reis acredita que há relação direta entre investimento de campanha e interesse na atuação legislativa. ´É difícil esperar que o financiador não tenha nenhum interesse em troca da ajuda. A expectativa é de intercâmbio de favor`, comenta.
FONTE: Diario de Pernambuco
Edição de terça-feira, 16 de novembro de 2010
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