Obras da transposição do São Francisco: previsão de inauguração em junho de 2011 Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press - 16/10/09
Grande parte desse volume de dinheiro deverá ser aplicado diretamente em obras de infraestrutura hídrica - barragens, projetos deirrigação, e ainda a transposição do Rio São Francisco. A primeira etapa desse mega empreendimento - o eixo Leste - estará pronta para a futura presidente inaugurar em junho do ano que vem. Estão nesse rol ainda outras obras, como a ferrovia Transnordestina.
Pelos cálculos dos técnicos, a transposição deve ser a maior obra que Dilma terá no portifólio de inaugurações para o primeiro ano de sua gestão, além de etapas da ferrovia Transnordestina. E ela não quer atrasos e nem problemas nesse setor. Daí a ideia da presidente eleita de profissionalizar e exigir nomes técnicos aos partidos para preencher vagas em estatais, superintendências e bancos, como o do Nordeste. Hoje, a maioria dos cargos dessa área está sob pessoas indicadas pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima. O Dnocs foi indicação do líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves. Parte dos atuais dirigentes não chegarão ao carnaval nos respectivos cargos.
Nas reuniões, Dilma se mostra obcecada pela gestão e pela necessidade de indicação de técnicos e, especialmente, que tenham capacidade de tocar as obras dentro dos orçamentos. Quem for responsável pela indicação terá que levar em conta a capacidade do indicado de ouvir desaforos calado.
Ninguém se esquece da cena de 2009, quando o então secretário-executivo do Ministério da Integração, Luiz Antonio Eira, pediu demissão logo depois de brigar com a então ministra da Casa Civil sobre a ferrovia Transnordestina. Na presença de empresários e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, Eira disse, na reunião que, com a mudança dos prazos, teria que haver alteração dos desembolsos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste. Dilma respondeu na hora que o Ministério não iria dispor de recursos ´nem por cima do meu cadáver`. Eira terminou fora do governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário